domingo, 9 de setembro de 2012

03 DE SETEMBRO: TERCEIRO DIA DE FILMAGENS

Dia 3 de setembro, um dia diferente para todos que trabalham nesse filme. Dia que mudou um pouco a rotina de todos os atores, atrizes e do próprio produtor. Olhando para o calendário verão que não é um dia de domingo, muito pelo contrário, é um dia de segunda-feira. Um dia de segunda-feira? Isto, segunda-feira. Por que logo em um dia como este? Pois bem, irei explicar agora mesmo.

Todos sabem ou ainda vão saber que nós sempre gravamos as cenas do próximo filme em dias de domingo alternando entre duas semanas, porém a cena que seria gravada neste dia exigia um local meio inusitado e ao mesmo tempo comum: uma escola, mais especificamente a escola CEM (Centro de Ensino José Sarney), e não poderia ser filmado nestes dias. Então, eu conversei com a diretora Marenice sobre o empréstimo do local. O dia em questão seria para ser sexta-feira (31/08), porém estava muito perto de organizar tudo e todos, pois fui tratar do assunto com ela na quarta-feira. Perguntei se não podia ser sábado e ela respondeu que não, decidi pôr segunda e logo de imediato ela concordou comigo. Agradeci pela sua ajuda e sai para noticiar aos demais que iriam filmar.

Mandei sms para todos, fiz ligação para os que não podiam retornar confirmando sua presença, e para economizar mais ainda, fui na casa dos que estavam perto no momento. Feito, todos informados, e todos confirmados.

No sábado, dois dias antes das gravações, ocorrerem, chamei um amigo para que ajudasse meu assitente/ator Tune nas gravações. Ajudar o Tune nas gravações? E você? Por que não ajuda ou mesmo filma? Calma, já, já chego nesta parte.

Voltando um pouco aqui no assunto que interessa no momento, pois bem, chamei esse meu amigo e ele foi em minha casa, junto de mim estava a atriz Thays e sua irmã que vieram pegar seus roteiros de falas (diálogos) e tirar algumas dúvidas em relação as filmagens. Falei pra ele auxiliar o Tune com os demais, pois teria muita gente neste dia e organização não podia faltar por conta de que era em uma escola e a diretora tinha nos confiado a sala dos professores para as cenas. Meu amigo/ator/sonoplasta confirmou sua presença e sua responsabilidade em tal dever. Agradeci a ele pela compreensão e logo foi embora em sua moto "envenenada", por assim dizer. Fiquei satisfeito e aliviado por ter amigos que posso confiar e colocar certos deveres, pois além de eu ser amigo, sou respeitado como chefe. E hoje eu tenho respeito por eles por certa atitude por mim.

Tudo pronto, domingo chega, pela manhã, vou pegar os ternos que serão utilizados nas cenas com minha mãe, na Casa da Noiva, onde a Dona Lourdes nos emprestou em apoio ao filme. Voltei pra casa e analisei se estava tudo correto.



Chega o então dia, segunda-feira. Tune se encontrava nervoso, pois nunca tinha ido filmar "sozinho", tremia e me dizia que não sabia se iria conseguir, logo fui dizendo que eu confiava nele e eu sabia que iria conseguir gravar.

Algumas horas antes, novamente mandei sms para todos que iriam participar, sendo eles atores, figurantes ou apenas para ajudar. Todos confirmaram.

Mais ou menos 1 hora e 10 minutos antes, fui confirmar com a diretora na escola, e para minha surpresa ela não estava. Falei então com os vigias da escola, que me disseram que não estavam informados da "tal ocasião" (responderam num tom meio ignorante). Tudo bem, sai e fui direto à sua casa. Logo de imediato foi me conhecendo e confirmando que já estava tudo pronto para a gente poder filmar. Me disse algumas coisinhas básicas, como esperar fora da escola. Certo, teacher, estaremos lá às 19h em ponto - disse eu.Subi na moto onde meu irmão me aguardava e fui diretamente para casa. Chegando lá, corri para casa do Tune. Ele, já todo preparado para ir, lhe entreguei a filmadora, os ternos e, por fim, lhe perguntei se o "auxiliar" já tinha comparecido ou já estava a caminho - respondeu que não. Tudo bem, liguei para ele e o seu celular apenas chamava e chamava, nada de atender, deduzi logo que já estava vindo, pois às vezes ele não atende por estar perto. Disse para Tune que qualquer problema ele poderia me ligar e sai meio apressado para minha casa, tinha que tomar banho e sair de novo para trabalhar. Tune então ficou a esperar o tal auxiliar que não aparecia. Passou de 19h, meia hora de espera e Tune resolve ir para a escola sem ele, pois nada de ele aparecer.

(Esta parte de durante a gravação será contada por Tune, pois eu não estava presente no momento)


Thays (Srta. T.) e Giuliard (Sr. G.) 

Raimundo (Sr. B.)

Giuliard (Sr. G.)

Por volta das 21:20h, fui chamado para ir ao Pirão, pois o elenco estava lá a minha espera. Fui ansioso para saber se tudo tinha ocorrido bem. Quando chego, encontro todos meio de cabeça baixa, tinha acontecido algo não muito bom - imaginei. Perguntei pela filmadora e os ternos, Tune respondeu que deixou na casa do Luis Carlos por motivo de segurança, já que estavam andando a pé. Tudo bem - disse eu. Perguntei se tinha ocorrido as gravações tudo ok. Tune me respondeu com uma cara não muito satisfatória dizendo que não havia gostado das cenas. Não quis saber o motivo, queria ver o motivo na filmadora. Perguntei então o que eu mais queria saber, se o auxiliar tinha comparecido. Tune foi logo balançando a cabeça de forma negativa dizendo que não. Nem quis também saber o motivo, pois eu mesmo iria perguntar pessoalmente o porquê dele não ter aparecido. Eu já estava sem paciência com tal atitude. Logo em seguida, me disseram que ele havia passado de moto em frente a escola logo após o término das gravações e que nem sequer olhou para os lados ou parou para explicar o motivo. Fiquei com a cabeça quente, mas mantive a paciência diante dos meus atores para não demonstrar nenhum tipo de raiva.

Comemos nossas bombas e pastéis e fomos embora. Fui de moto, pois estava cansado e os demais foram a pé mesmo. Chegando em casa, fiquei pensando o que faria primeiro em relação a falta do auxiliar, se esperava ele vim falar e se explicar ou eu mesmo iria perguntar.

Fui dormir, a seguinte manhã seria um novo dia e eu teria muito trabalho pela frente e não queria pensar nisso, por enquanto. :/

Marllon Ysnaitiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário