Ontem (01-02-13), foi mais um dia comum para nós, ensaiamos algumas cenas e saiu tudo como esperávamos. Os dois atores, Jardson (Tune) e Cássio se saíram muito bem, pois nós já haviamos ensaiado antes, umas 3 ou 4 vezes antes de sair nosso último ensaio, pois hoje será as gravações das mesmas. São cenas simples, por assim dizer, tem coreografias, diálogo e um pouco de efeito especial. Nos filmes anteriores, a gente fazia o seguinte: pegávamos o roteiro, eu entregava as falas e saíamos gravando sem qualquer tipo de ensaio. Eu fazia um "story-board" apenas para lembrar de como teria que ser gravadas algumas cenas, pois nem sempre podia ser filmado de qualquer jeito, algumas cenas necessitava de formas especiais, já que seriam colocadas efeitos. Outras nem tanto, pois em um diálogo, as cenas, ângulos de câmera e tudo mais não precisava de planejamento. Eu precisava apenas saber a ordem do diálogo de cada personagem. Mas, neste filme, tudo vai ser diferente. Querendo ou não, os atores das respectivas cenas de ação, efeitos e tudo o que precisa ter ensaio, irão ensaiar. Por que ensaiar? Isso nos toma menos tempo de gravações, já que nosso tempo agora é meio curto em relação ao filmes anteriores.
Funciona desse modo, uma cena de ação: estão lá todos os atores que irão ser filmados, eles não sabem os movimentos que irão fazer, sabem apenas a base do que será feito e os diálogos, que por sinal tem que ser obrigatório aprender. Certo, nessa situação eu e meu contra-regra (Tune) teríamos que explicar cada passo para cada um dos atores, seja ele um movimento de luta ou qualquer outro tipo de ação que seja dificultoso para eles. Assim perderíamos muito tempo de explicação e não daria tempo de gravar todas as cenas.
Ensaiando, você tem um noção de quanto tempo aquela cena ficará quando pronta. Pode ser horas de gravações para apenas 2 minutos de vídeo. Por que tanto tempo para tão pouca produtividade? Certo, as cenas gravadas são de fato curtas, mas o que nos faz demorar tanto, são os ângulos de câmera. Uma cena só pode ser gravada 4 ou 5 vezes de modos diferentes. Dessa forma ao invés de pegarmos 1h ou 2h no máximo, pegamos 4h, dependendo das cenas.
"Adotei" esse método agora neste último filme, pois vendo os anteriores, encontrei muitos erros, erros que são fáceis de serem consertados. Esse foi um desses erros, gravar cenas sem serem ensaiadas antes. Cansa muito ficar ensaiando os mesmos movimentos? Sim, cansa... e muito! Mas no final das contas vale a pena.
Fico por aqui, deixarei que meu amigo Anderson Funnie faça o próximo post sobre as gravações definitivas destes ensaios da maneira de como ele observa tudo por trás das câmeras.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário