domingo, 14 de abril de 2013

EM PARTICIPAÇÃO DE MARKETING

Não sei se vocês já viram lá na page do filme, mas três atores do Batalha dos Elementos, junto com o produtor Marllon, foram convidados para gravar um simples "comercial" para ajudar no marketing de um novo trabalho que envolve, também, a nossa um pouco desvalorizada cidade Coelho Neto.


Eu já tinha visto o "vídeo cru" um dia após as filmagens, mas ficou bem legal com as trilhas de fundo e os efeitos sonoros. Quem sabe, através da empresa Fast Food Agora poderemos ganhar uma forcinha em reconhecimento do filme e vice-versa.

Não custa nada visitar o site e concorrer a uma pizza e um refri de 2l, né? Vão lá, ainda dá tempo.

Se ganhar, me convida, tá? ;-)

terça-feira, 5 de março de 2013

...

Bom dia, quase boa tarde, elementos!!!

Agora há pouco li um elogio na page no facebook e fiquei muito feliz por saber que algumas pessoas reconhecem o nosso trabalho, disse nosso, porque, querendo ou não, estou envolvido nele, mesmo que indiretamente, às vezes. Por outro lado, li na legenda de uma foto o que Marllon escreveu e fiquei meio assim... Leiam:

❝ Um dia dois de meus amigos estavam conversando durante uma pausa nas gravações, comentando sobre uma nova sensação na internet "lek lek".
Um comentou:

- Nunca vi tanta besteira naquilo!

Um outro amigo meu respondeu:

- E o que a gente tá fazendo? É besteira também.

- Mas, isso é uma besteira diferente.

(Alguns de meus outros amigos (atores) presentes, deram um sorriso tímido, meio envergonhados, inclusive eu) :/

Isso não é atitude de um membro da equipe que está fazendo uma atividade diferente para a cidade. Nós mesmo já temos que ouvi comentários maldosos sobre o filme, sobre nós e sobre o que estamos querendo fazer. Isso AS VEZES nos deixa pra baixo, mas colocamos todas essas críticas externas para escanteio. Mas nunca esperei que isso viesse de dentro, de um dos atores PRINCIPAIS. Aquilo, além de ter me deixado com um sorriso vergonhoso no rosto, me deu um vontade de não fazer mais nada, sabe, nada mesmo. As vezes penso em desistir por alguns motivos maiores, depois repenso, vocês (espero) estão querendo assistir este filme e volto atrás com meus pensamentos. Pois faço 70% por vocês e 30% por mim.

Bom dia, Elementos! 

Após ler isso, resolvi dar o meu parecer aqui.

Pois bem, como falei acima, querendo ou não, faço parte do filme, então, resolvi ter livre arbítrio aqui também. Aliás, todos devem ter. Como Marllon disse e foi claríssimo em seu texto, já nos basta as pessoas criticarem o que fazemos. Sei, isso já é do ser humano, ainda mais quando uma coisa é da nossa terra, da gente, a gente não dá valor. Podem perceber, o Brasil mesmo nunca está satisfeito e muitas pessoas dão valor à cantores de fora, e até mesmo as tecnologias. Deixo bem claro que isso não é ruim, mas deixa a desejar.

Então, sendo breve, queria dizer que é inaceitável um membro da equipe não estar concordando com algumas coisas, já que deveria tudo ser feito em equipe - o que é feito. Estou por dentro de tudo, mas não posso fazer na-da, infelizmente. Então, o melhor a se fazer é ter paciência e deixar...

domingo, 3 de março de 2013

03 DE MARÇO: 13º DIA DE FILMAGENS

Ontem era pra ter filmagens na casa do Twister (Jamison), mas como por um todos pagam, não deu certo para um dos atores comparecer, portanto, mas um sábado de gravações perdido. Entendo toda a revolta do Marllon, pois, praticamente, durante toda a semana é avisado sobre, mas... fazer o quê, né? Essas gravações por lá serão gravadas em uma outra oportunidade, mas causou um atraso, óbvio.

Hoje, no horário de sempre, começou mais uma tarde de gravações. Era muito macho em uma casa só - rs. Mas foi legal. O mais legal ainda foi ter que colocar "sangue" (Marllon pediu para que eu não revelasse o segredo dele aqui) nos elementos. Não entendi muito bem o porquê, já que não teve nenhuma luta nessa tarde. Mas acho que serão gravada depois. Enfim, gravação de filme é assim: do final pro começo, do meio pro começo e assim vai...


Em um dos momentos de aplicação de sangue, filmei justamente pensando em vocês, para que vocês saibam mais ou menos o que se passa por lá:


E depois disso, após todos já estarem "maquiados", começou a batalha de cenas. A maioria das cenas forma gravadas na cozinha. Vocês podem estar se perguntando: "Nossa, a maioria das cenas é na cozinha!". Mas eu posso explicar. Por um lado vocês estão certos em pensar isso, mas por outro, passamos à tarde toda filmando na cozinha, mas garanto que as cenas de lá são curtas e nem aparecerão por muitas vezes no filme. Como já falei aqui, a demora mesmo se dá pelo fato de serem filmadas muitas vezes individualmente, ou por filmar a mesma cena, mas por várias vezes em ângulos diferentes. É só uma questão de edição.

Janderson estava por lá, conferindo também as gravações


Na minha opinião, as cenas do casal são as melhores. A cena de brigas, ciúmes e cobranças parecem tão real que às vezes eu até penso que Thays e Junior têm um caso me emociono - rs. Nas cenas deles eu estava ajudando, por isso nem lembrei de registrar tirando foto, mas isso vai fazer que aumente a curiosidade de vocês.


No mais, mais um dia de gravações concluído a animado.

Até o próximo post! ;-)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

24 DE FEVEREIRO: 12º DIA DE FILMAGENS

Sei que estou atrasado por aqui, mas a minha impaciência com meu teclado do notebook fala mais alto. Quem acompanha meu blog pessoal sabe muito bem o que aconteceu com o ele. Mas, claro, isso não impede de eu estar sempre por aqui passando sobre as gravações.

Então, como de costume, as gravações foram marcadas no horário de sempre, às 14h, na casa do Gabriel. Dessa vez, tinha muita gente por lá (conto com alguns fãs também - rs). E imaginem que o calor dobrou nessa hora. Era muita gente andando pra lá e pra cá. Eu fiquei mais tranquilo, paradão conversando com a irmã do Gabriel, mas sempre ligado no que eles estavam fazendo.

Todos os elementos estavam lá, incluindo também Thays, que está fazendo um bom papel no filme e que está se dando ao máximo. De algumas pessoas de fora que estavam observando as gravações, no momento em que Thays estava gravando, ouvi um "Meu Deus, aí se garante!". Foi um elogio que ela não ouviu, mas eu ouvi e fiquei feliz por ela, por ela estar dando essa diferença por ser mulher no filme.

A primeira cena, ou melhor, imagem, foi na parte externa da casa, no orelhão em frente a casa do Gabriel. Foi uma coisa rápida, acho que nem deu trinta segundos de gravação.



De lá, começou, literalmente a batalha de gravações. Uma das primeiras cenas foi feita na cozinha, a meu ver, a melhor parte da casa, pois a luz, os ângulos e as cenas ficam as melhores. Sem contar no jeitinho da Thays que é quase profissional.


Andresa - outra atriz contratada, no qual suas gravações começarão neste domingo -, também estava lá acompanhando tudo, junto de sua irmã. Ela viu que não é brincadeira o que ela irá encarar mais na frente e, lógico, já tem que estar sujeita em ser celebridade instantânea - rs.


Na foto acima já dá pra perceber que Thays já mudou de roupa e Marllon já estava de Logan. Sim, as mudanças de roupas, lógico, já fazem o grande diferencial no filme, pois demostra a passagem de tempo.

A parte mais difícil, pro Marllon principalmente, é a gravações dos elementos, ainda mais quando estão todos juntos. Dessa vez até que não rolou tanta molecagem, mas houve algo pior. Durante a gravação houve meio que uma drama lá de um dos elementos e foi aí que vi pela primeira vez a feição do Marllon quanto a isso. A cara dele foi até que de paciência, já que a minha não seria a mesma e eu soltaria logo um *** (com esses asteriscos, imaginem qualquer xingamento). 


Foi gravada também uma cena no quarto, tenho certeza que vocês irão dar risada dela, pois é uma traquinada do Logan. Lógico, não vou dizer aqui se não perde a graça. Aguardem!


Ah, já ia esquecendo, até eu trabalhei nesse dia, dessa vez, não parado e nem mexendo só os olhos - rs. Como quem sempre filma é o Marllon, dessa vez alguém tinha que gravar as cenas dele com Tune, sobrou pra mim. Mas foi legal!


Na ultima cena gravada, tive que me virar também e até fiquei nas alturas, mas foi engraçado ver eles gravando e falando coisas nada a ver, já que o filme será dublado. No meio de tudo, lá saiu a palavra "paçoca", "pizza"... Vai entender. Quero saber na hora de dublar isso - rs.

Nesta mesma cena fará parte dela o desenho abaixo. Alguém palpita o que seja? Têm em mente alguma ideia? HAHAHA' Eu ri demais quando vi isso.


Enfim, a maratona intensa de gravações terminou um pouco mais tarde, mas em compensação achei rápido, pois foram várias cenas em uma tarde só.

E a foto final:


#PARTIU

VOU RESPONDER AS PERGUNTAS DO ASK

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

17 DE FEVEREIRO: 11º DIA DE FILMAGENS

E aí "elementos", como diz meu amigo Funnie.

Ontem (17-02), foi apenas mais um dia tranquilo de gravações, como vocês podem conferir no post anterior, tínhamos começado a gravar algumas cenas quando fomos interrompidos por uma chuva --' Pois é, hoje terminamos as cenas com Gabriel e eu, claro né. Foi bem rápido, gravamos e depois nos despedimos - Lol

Mas antes disso tudo ocorrer, tínhamos outras cenas a serem gravadas, dessa vez com Karter e Logan. Logan? Sim, isso mesmo, Logan vai está novamente no filme Batalha dos Elementos 3. Para a tristeza de uns e alegria de outros - rsrs.

As cenas gravadas foram, digamos, um complementos de outras cenas, cenas para dar uma explicação visual, sem textos ou flashback. As cenas também foram pequenas, pois serviram apenas para complementar, como eu já disse --' Foram rápidas, meio cômicas se assim posso dizer com a presença de Logan e Karter na mesma cena. Tudo isso por volta das 14:40h.

Tivemos alguns problemas com o reflexo do sol, mas em alguns casos, até que esse probleminha dá um charme pro filme, e uma identidade para o mesmo. Como assim? Todo filme tem uma marca, um aspecto e até mesmo um modo de gravar tais cenas, que quando você observa no seu dia-a-dia ou até mesmo em outros filmes, você lembrará de um outro que tinha está característica própria. Assim se faz uma marca para o filme. Espero que esta marca não atrapalhe muito durante as filmagens, pois as vezes ela é meio comoda...


Feito então todas as gravações deste dia, guardamos todos os materiais, pois vinha um "toró" dos grandes, nuvens negras, relâmpagos e vento, muito vento, vento até demais para o meu gosto. Teve vento pra dar e vender que Ave Maria... Derrubou as roupas no varal, levou folhas para dentro de casa, bagunçou tudo, sabe o que é tudo mesmo? Então, me senti em um filme de verdade em que um furacão vem chegando e o povo todo se aperreando. - Nooooossa! Salvem as crianças, fechem as portas e janelas, corram para o abrigo subterrâneo e tal's....

Err... melhor parar por aqui, acho que minha imaginação está indo longe demais. Foi apenas um temporal, como o de costume --'.

Até breve, e fiquem ligados, pois estaremos aqui a qualquer momento vigiando vocês... Muuuuuuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa........................... Parei, parei... Fui

sábado, 16 de fevereiro de 2013

16 DE FEVEREIRO: DÉCIMO DIA DE FILMAGENS

Acordei hoje tarde demais, ainda mais por ser sábado e pelo clima não querer me tirar cama. Como de costume, vi no meu celular uma sms do Marllon me avisando que teria gravação às 14h na casa dele, gravações estas com chroma key.

Após o almoço, às 14h30, fui até lá. A gravação era somente com ele e Gabriel.

Posicionando câmera

Como podem ver na foto acima, o sol estava de rachar, mas não durou por muito tempo. Não deu muito bem pra fazer tudo - eu acho. Confesso que eu não estava muito ativo, mas o meu trabalho é somente observar pra escrever aqui, então, calado ou não, estou fazendo o meu trabalho - rs.


O céu começou a fechar, começamos a perder um pouco de luz (solar) e...

... CHUVA!!!

Isso tudo foi por volta das 15h30, então, um pouco antes dela chegar, viram um pouco das cenas ainda na câmera. Depois, dentro da casa do Marllon - sem esperança que a chuva passasse logo -, Tune ficou vendo o facebook dele, Gabriel ficou mexendo no celular, Marllon ficou batendo cabeça tentando fazer com que o Sony Vegas abrisse para nos mostrar como ficou após a edição da luta que gravamos há algumas semanas e eu fiquei matando minha secura com o joguinho besta de Resta Um no meu celular.


No fim, amanhã está previsto a outra metade das gravações.

Até mais, Elementos!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

03 DE FEVEREIRO: NONO DIA DE FILMAGENS

Começando este post com um "Bom dia!" pra que vai ler durante o período das 6h até as 11:59h, um "Boa tarde!" para os que irão ler das 12:00h até as 17:59h e um "Boa noite!" para aqueles que gostam de ficar em casa no horário de 18:00h até as quebradas da madruga.- Lol

Pois é, como vocês já viram, ouviram, comentaram e nem fizeram nada disso, nós (Eu, Anderson Funnie, Tune e Cássio) gravamos algumas cenas sábado (02-02-13), que por sinal foram bem cansativas. Vocês podem conferir com maiores detalhes no post anterior feito por Anderson Funnie, é só descer mais um pouquinho a página.

Chega de enrolação e vamos lá. Mas antes queria agradecer a todos que andam acompanhando o blog, a nossa fanpage e alguns vídeos, que por sinal tá meio fraco ainda, mas estamos cuidando disto para trazer mais diversão a vocês, caro leitores.

Domingo, dia bonito, ensolarado, meu pai me acordando bem cedinho gritando no meu ouvindo só pra eu começar o dia com uma tranquilidade profunda --' Acordei... Vamos pular esta parte. Por volta das 9:40h mandei um SMS de >>LEMBRETE<< para todos aqueles que estariam nas gravações, sendo eles atores ou apenas estariam lá para observar. O tempo correu e logo mais já era 12:00h, fui almoçar, o tempo passou e nada de interessante para se contar aqui. Às 13:30h fui então me aprontar, tomar banho e arrumar os equipamentos e tal's, pois o horário marcado para as gravações seriam as 14:00h na casa do Grabriel Henrique. Dado a hora de ir, fui na casa de Tune, que mora ao meu lado, para irmos, inclusive Junior, irmão dele. Só que antes de sairmos para o local, demoramos 30 mins. Por que, por que, por quê? Porque quando cheguei lá, nenhum dos dois não estavam prontos ainda, e foram banhar, se arrumar, procurar camisa, e quando tudo parecia já estar pronto, uma coisa some. Parecia até que tinha alguém que não queria que fossemos filmar. Nesse meio tempo, Jamison me manda um SMS perguntado onde estou, eu ainda na casa dos "Sor minino" disse eu que estava na metade do caminho.- Lol

Chegamos então, finalmente. Cheguei lá já fui me preparando e tal. Logo em seguida explicando como seria as cenas e ninguém me dando atenção --' Isso foi só o começo, tinha mais coisa por vim, fora essa falta de atenção para comigo. Uma "telespectadora" até comentou isso comigo, dizendo: "Hey, Marllon, tu tá lendo só pra ti, né, porque não tem ninguém prestando atenção em ti. Respondo eu: - Pois é, sempre assim --'

Parei de ler e fui logo dando as ordens de posicionamento, quem iria atuar de principio, que não iria participar agora das cenas, onde seria as mesmas e fomos então com Junior (Mike) e Thays (Carol) para cozinha gravar suas respectivas cenas.


Prontas, primeiras cenas já gravadas, vamos então ao restante do elenco presente. As próximas cenas a serem gravadas seriam simples, com Tune (Karter), onde de tão simples que era, ele a torna comediante ao ponto de todos rirem de tal ação feita por ele. As próximas até que foram relevantes, pois seriam cenas com Junior e Tune (Mike e Karter). Demoraram um pouco, pois era cenas complicadas de contato. Terminadas então, chamei Jamison e Luis Carlos (Twister e Jhon) para prosseguir com as gravações.


Foi a partir daí que começaram os meus problemas, não por dizer que os dois são ruins e não sabem atuar, mas, sim, porque com o volume de atores reunidos ficou muito dificil de conter as suas brincadeiras, palhaçadas e risos. Cenas que seriam SIMPLES se tornaram cansativas para mim, eu apenas estava filmando até um certo momento. Foram risos em cenas que não deveria ter, era um ator fazendo algo errado, enquanto os outros faziam tudo certinho, e quando tudo parecia que iria dar certo, surge então uma "gracinha" de algum deles (não vou citar nomes aqui) fazendo com que a cena teria que ser gravada toda, eu disse TO-DA, desde o comecinho. A partir daí, comecei a demonstrar que minha paciência estava se esgotando, eu fico chateado em alguns momentos, mas eu não demostro, alguns percebem, mas nem ligam. Mas dessa vez, não, dessa vez fiz questão de mostrar que eu estava zangado, sem paciência, pois eu tinha gravado já um dia antes, estava cansado, acordei cedo, dormi tarde, tava um calor desgraçado, gente demais naquele lugar, risos sem necessidade, a câmera estava com a bateria preste a acabar e coisas a mais que estava perfeito pra eu ter um ataque dos nervos. Pois é gente, nem sempre nas gravações é risos, brincadeira e gargalhadas, temos nosso (meu) momento de raiva. Eu sou bem paciente quando é pra lidar com pessoas, mas temos sempre nosso limite e o meu se esgotou ontem. Às vezes penso, às vezes não, nessas horas em desistir, penso em deixar pra lá isso tudo, eu, eles e todos os que estão reunidos pra produzir este filme, estão empenhados, certo, estão. Mas não tenho a obrigação de estar ali aguentando tudo isso sozinho, o que era pra me ajudar na questão psicologica e manter um pouco a PAZ no ambiente, é o primeiro a começar tudo isso, puxando o comboio para as brincadeiras. Fiquei até com vergonha em certos momentos, pois tinha algumas pessoas olhando as filmagens fora da casa, outras estavam dentro acompanhando de perto, aquele momento critico. Mas, como sempre, eu esqueço por um momento tudo aquilo e faço o que tenho que fazer, senão acabo fazendo alguma besteira, entregando o cargo pra alguém, saindo dali sem antes ter terminado tudo ou até mesmo dar uma bronca em alguém, coisa que eu não vou fazer.


Este foi só mais uma bela tarde de domingo TRANQUILO e bem DESCONTRAÍDO. Nos veremos daqui a 2 semanas, pois vou dar uma folguinha nesse período de Carnaval para os atores que gostam de uma folia.

Até breve!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

02 DE FEVEREIRO: OITAVO DIA DE FILMAGENS

E aí, elementos! :-)

Aguardando na calçada de casa, às 14h35
Como no decorrer da semana foi avisado aos que participariam da cena, as gravações foram marcadas para ontem à tarde. Eu achava que teria mais gente, mas, além de mim e Marllon - um pra observar e o outro para filmar -, estavam os que estariam sendo gravados: Tune e Cássio, que até então eu não conhecia.

Tudo estava marcado para às 14h, mas sempre há o atraso. Acho que sempre o horário é dito antecipadamente justamente para não perdermos mais tempo, mas é inevitável não acontecer o atraso do atraso. 

Pela primeira vez, às 14h, eu já estava banhado, arrumado e pronto para seguir à minha observação de primeira cena externa, digamos assim. Como viram, as cenas anteriores foram gravadas na casa do Gabriel, mas dessa vez iria ser diferente. Eu fiquei mais de meia hora na calçada de casa, achando que seria deixado pra trás, mas não, eis que o Marllon apareceu de carro com os dois atores com suas mochilas e equipamentos a serem usados nas cenas seguintes.

Como falei acima, eu não conhecia o Cássio, mas ele já me pareceu ser um cara gente boa, meio na dele, mas interessado e dedicado no que ele vai fazer, percebi isso ainda dentro do carro, quando ainda nem tinha falado com ele direito.

Seguimos então pela estrada de ida à Pimenteiras. No caminho, perguntei ao Marllon onde seria de fato às cenas e ele me responde que em Pimenteiras. ¬¬' Após a ponte, entramos em um caminho por onde algumas pessoas passam para não passar pela estrada, vamos dizer que lá é um atalho. Marllon estacionou o carro, que meio que se camuflou em meio aos bambus. E fomos buscar um lugar perfeito e espaçoso para a gravação da cena, que já vendo o texto, que dava mais ou menos uma folha cheia de diálogos, saberíamos que levaria a tarde toda.

Lugar encontrado

E assim, vimos o ponto certo de todas as filmagens acontecerem. Enquanto isso, Cássio (Dr. Jackson) e Tune (Karter) já entravam no personagem, vestindo suas roupas.


O lugar lá é muito fechado e até causa um pouco de medo, já que está, ou melhor, estava acontecendo algumas mortes e assaltos nesses bambuzais. Por onde estávamos, a possibilidade de isso acontecer era maior, pois era próximo de uma ponte onde sempre aparece gente por lá. Eu já estava com aquele medo e fiquei mais ainda quando ouvi o Tune e, principalmente o Marllon dizendo que aquele lugar causava arrepios. A tensão da minha parte começou mais ainda a partir daí.

Mesmo assim, Marllon começou... (TAPA NO BRAÇO) ... a dizer como seria a cena e como o (TAPA NA PERNA) ... Espera, vou logo explicar o motivo desses parenteses: simplesmente, lá tinha muuuuita muriçoca, mosca e qualquer outro tipo de inseto. A cada palavra dita, era um barulho de um tapa, era um mosquito, mosca, ou a maldita muriçoca sempre picando a gente. As minhas canelas ficaram vermelhas de tanto coçar e até fez uma gotícula de sangue da picada de uma dessas malditas. No final de tudo, eu estava todo sujo de sangue, como nessa foto seguinte:


Fora isso, as cenas foram gravadas com todos os detalhes que com certeza farão a diferença. Às vezes, no meio da gravação, a gente escutava vozes de pessoas passando por ali, por uma estradinha próxima e fazíamos silêncio enquanto observávamos o carro que estava longe. Por uma vez, escutamos dois caras passando de bicicleta em frente o carro e dizendo. "Olha aí! Deve ter gente ficando aí...". Sim, as pessoas quando não têm dinheiro não vão ao motel, e, sim, ao mat(o)el. HAHAHA'

As cenas foram intensas e mesmo eu praticamente não fazendo nada, somente repetindo a fala para que o Cássio aprendesse, e colocando o meu defeito perfeccionismo em prática, foi muito cansativo. Aquele lugar dá um sono, uma preguiça, mas o calor bloqueava tudo isso. Não levaram água, nem revolver, nem facão. A gente só tava com a nossa vida.

Tune, como sempre, com todo aquele humor dele, foi o melhor. Ele entra no personagem de verdade e em uma parte da briga, fiquei com pena dele, pois ficou tão real, que parecia mesmo que ele tinha apanhado. O Cássio, embora ainda com o texto não decorado, soube dar seus pulos e conseguiu também fazer a cara do personagem, mantendo a seriedade e o foco nas nessas.


Saímos de lá quando já era mais de 17h30 com a sensação de dever cumprido.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

ULTIMO ENSAIO (TUNE E CÁSSIO)

Olá!

Ontem (01-02-13), foi mais um dia comum para nós, ensaiamos algumas cenas e saiu tudo como esperávamos. Os dois atores, Jardson (Tune) e Cássio se saíram muito bem, pois nós já haviamos ensaiado antes, umas 3 ou 4 vezes antes de sair nosso último ensaio, pois hoje será as gravações das mesmas. São cenas simples, por assim dizer, tem coreografias, diálogo e um pouco de efeito especial. Nos filmes anteriores, a gente fazia o seguinte: pegávamos o roteiro, eu entregava as falas e saíamos gravando sem qualquer tipo de ensaio. Eu fazia um "story-board" apenas para lembrar de como teria que ser gravadas algumas cenas, pois nem sempre podia ser filmado de qualquer jeito, algumas cenas necessitava de formas especiais, já que seriam colocadas efeitos. Outras nem tanto, pois em um diálogo, as cenas, ângulos de câmera e tudo mais não precisava de planejamento. Eu precisava apenas saber a ordem do diálogo de cada personagem. Mas, neste filme, tudo vai ser diferente. Querendo ou não, os atores das respectivas cenas de ação, efeitos e tudo o que precisa ter ensaio, irão ensaiar. Por que ensaiar? Isso nos toma menos tempo de gravações, já que nosso tempo agora é meio curto em relação ao filmes anteriores.




Funciona desse modo, uma cena de ação: estão lá todos os atores que irão ser filmados, eles não sabem os movimentos que irão fazer, sabem apenas a base do que será feito e os diálogos, que por sinal tem que ser obrigatório aprender. Certo, nessa situação eu e meu contra-regra (Tune) teríamos que explicar cada passo para cada um dos atores, seja ele um movimento de luta ou qualquer outro tipo de ação que seja dificultoso para eles. Assim perderíamos muito tempo de explicação e não daria tempo de gravar todas as cenas.


Ensaiando, você tem um noção de quanto tempo aquela cena ficará quando pronta. Pode ser horas de gravações para apenas 2 minutos de vídeo. Por que tanto tempo para tão pouca produtividade? Certo, as cenas gravadas são de fato curtas, mas o que nos faz demorar tanto, são os ângulos de câmera. Uma cena só pode ser gravada 4 ou 5 vezes de modos diferentes. Dessa forma ao invés de pegarmos 1h ou  2h no máximo, pegamos 4h, dependendo das cenas.


"Adotei" esse método agora neste último filme, pois vendo os anteriores, encontrei muitos erros, erros que são fáceis de serem consertados. Esse foi um desses erros, gravar cenas sem serem ensaiadas antes. Cansa muito ficar ensaiando os mesmos movimentos? Sim, cansa... e muito! Mas no final das contas vale a pena.

Fico por aqui, deixarei que meu amigo Anderson Funnie faça o próximo post sobre as gravações definitivas destes ensaios da maneira de como ele observa tudo por trás das câmeras.

Até breve!

domingo, 20 de janeiro de 2013

20 DE JANEIRO: SÉTIMO DIA DE FILMAGENS

Mais um domingo que ninguém nem sabe mais se tem sol ou se fica nublado. Às vezes o calor é "medonho", mas de repente vem  um vento meio frio que deixa tudo até um pouco mais tranquilo e calmo. E foi assim que se deu mais essa tarde de domingo de gravações do filme.

Tudo estava marcado para às 14h e eu sai de casa exatamente neste horário, pois sei do atraso de uns. Nem sei que horas eu cheguei lá, mas alguns já estavam chegando também. E então nem demorou muito pra tudo começar.

Sinceramente, achei que pelo fato de muitas pessoas gravarem ao mesmo tempo seria uma tarde e tanto, mas não, tudo foi bem, mas bem tranquilo mesmo.

Começou pela cenas do dia seguinte entre o casal Mike e Carol (Junior e Thays), que, pelo fato de eles já estarem mais a vontade, nem se precisou repetir as cenas. Aliás, repetiu, sim, mas só pra fazer em outros ângulos. Tudo foi simples, tranquilo, perfeito e mais uma vez, RÁPIDO.


Depois foi a parte da cena com várias pessoas ao mesmo tempo. Isso requer uma atenção dobrada, pois todos os lugares têm que estar demarcados e tudo sendo na seriedade, ainda mais porque essas cenas, mais ainda, precisam ser gravadas de vários ângulos. Sempre há um molecagem que faz a gente rir, ainda mais depois que a cena termina e é falado algo após que não tem nada a ver, ou até mesmo quando alguém erra e todo mundo rir. O nervosismo acaba até fazendo com que a língua enrole, né, Junior!?


Às vezes é assim, e nem tem como não rir desta besteira.

Antes disso, tinha acontecido as cenas do Luis Carlos e Jamison, no qual quase não precisaram ver o roteiro, pois já tinha decorado quase tudo. Por um momento, o Marllon teve que pedir pro Jamison se conter, pois ele estava tão empolgado que falava quase em cima da fala do outro.





Mais uma etapa de gravações concluídas! \o/


~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ 

AHHH, UMA NOVIDADE PRA VOCÊS:
AGORA O FILME BE#3 TEM ASK.FM, SE QUISEREM PERGUNTAR ALGO, É SÓ

domingo, 13 de janeiro de 2013

13 DE JANEIRO: SEXTO DIA DE FILMAGENS

Como o Marllon já havia falado por aqui - ou não - agora todos finais de semana serão dedicados a filmagens do BE#3, até mesmo porque este é o ano de estreia, mas ainda sem data prevista, pois, como ele mesmo disse, para não se sentirem pressionados. Afinal, na minha opinião, a pressa é inimiga da perfeição.

E então começamos nesse findi a dar continuidade às gravações.

Tudo estava combinado às 14h e eu estranhei quando cheguei na casa do Gabriel e não tinha ninguém além de nós dois. O clima estava um pouco tenso, mas tentei não deixar isso me desanimar... Aconteceu um... Ah, deixa quieto!

Um pouco mais de 14h20, Marllon chegou junto do Junior (Mike) com o tripé da câmera. Sem perda de tempo, ele foi montado o tripé e ajustando o ângulo da câmera, enquanto conversava e tentava melhorar um pouco o clima chato que estava. Ele explicou todo o comecinho de tudo e tudo foi se tranquilizando.


Devido a desistência de uma das atrizes, tudo ficou um pouco complicado, mas logo se deu um jeito. E lá a substituímos pela Thays (agora a nova Carol). Percebi hoje o quanto ela é dedicada, educada e que sabe o que está fazendo, mesmo com aquela timidez misturada de simpatia. Ela é simples, mas bem engraçada. Já o Mike, ops, o Junior é preocupado nos detalhes e isso se torna bom para o filme, principalmente pelos ângulos da câmera. Eu tenho um defeito que nem estou demonstrando mais, sou muito perfeccionista, e vejo nos filmes em que assisto sempre um erro básico desde um detalhe de cabelo que aparece, desaparece e reaparece, como uma pessoa que está comendo, mas durante minutos de cena, não mastiga. Entendeu?

Os atores se dão muito bem, embora, acredito eu, não tenha muita intimidade. Eu, mesmo ajudando o filme indiretamente, fiquei orgulhoso em ver umas cenas meio que mais simples e que fazem uma diferença e tanto. Gostei de verdade das cenas do casal.


O incrível também é que no roteiro não dá nem uma folha de falas direito, mas a cena leva horas para serem gravadas. É mudança de ângulos, é risadas, é detalhes a tirar, a acrescentar... É muito bom quando se ver isso. Ahh, um detalhe crucial que faz muita diferença é o cenário e estava perfeito. O dia estava muito a favor da gente.



Ontem de madrugada eu estava conversando com o Marllon pelo virtual e ele me mandou um print desta mesma cena gravada hoje, anteriormente, com a outra atriz, e vi que teria algo que não teve nos filmes anteriores. Mas isso vocês só irão saber quando o filme for lançado! :-P

Enfim, gravações de hoje foram cheias de romantismo, naquele clima agradável de amor. Espero que ela prenda o expectador quando for passada.


Fim de gravações, de post, mas continuem por aqui! ;-)

sábado, 5 de janeiro de 2013

3... 2... 1 #ENSAIANDO

Dia normal pra mim, se não fosse pela dor de cabeça de novo logo ao acordar.

Pela manhã meu dia foi resumido a isto, uma breve ida a casa dos meus vizinhos e uma visita inesperada. Esta visita chegou em uma hora boa trazendo uma notícia não muito, digamos, positiva para o filme. Mas isso não é pra se preocupar, pois por causa dela não corre o risco de não haver filme.

Então... Pela manhã foi dor de cabeça --'. Já à tarde fui fazer, ensaiar e tentar umas cenas de luta para o filme. Estava, então, com meu amigo Tune, já que tínhamos combinado pela manhã, no momento em que fui a sua casa. Fizemos uma coreografia, ou pelo menos tentamos, de dois personagens do filme. Foi ideia pra lá, ideia pra cá, foram risos e palhaçadas até que, enfim, saiu uma pequena cena ensaiada em meio a um terreno pedregoso. Foram erros, golpes e socos sem querer, pois faz parte já que temos que produzir um filme e nele não há dublês para esses tipos de cenas, assim, meio que perigosas por conter golpes, voadoras, pedras e uma vontade de espancar um ao outro - Lol.

Clones

Era por volta das 16h quando começamos e fomos terminar às 15:20h. Já estava meio que ficando escuro e decidimos que amanhã terminaremos isto, pois vou ficar sem tempo daqui alguns dias, então é melhor se "avexar" com algumas coisinhas pra não ficar muito apertado no meu tempo.

Até mais e fiquem ligados, pois a qualquer hora estaremos aqui pra postar algo e manter vocês atualizados. :)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

02 DE JANEIRO DE 2013 - LOL

Começo de um novo tempo, novas conquistas e novos filmes.

Começo aqui então a comentar sobre estes dias de festa. Na virada do ano, foi bom, bom... assim, debaixo de chuva, mas foi bom. No dia seguinte, 1 de Janeiro (ontem) fui então para a casa de meus parentes no interior, como de costume. Não tem nada a ver com o filme, mas durante o caminho fiquei imaginando algumas cenas que poderia ser feitas, batalhas, lutas, guerras (tudo a mesma coisa né :P).

Pois é, nem durante uma visita aos meus parentes eu deixo de ficar imaginando e querendo logo colocar em prática ideias para o filme. Foram muitas, a cada canto em que eu olhava, imaginava algo diferente. Sem meu computador para registrar tudo; até mesmo ver se realmente aquelas ideias tinha cabimento de serem produzidas por mim; se meu computador suportasse tal processamento e vários outros pontos técnicos. Fiquei apenas na curiosidade de saber se tais efeitos poderiam ser postos no filme.

Fora isso, no período da tarde um dos meus primos me perguntou se eu já tinha terminado o filme Batalha dos Elementos 3. --' Respondi que nem comecei ainda, que estávamos apenas na fase de estudos e preparativos.

No restante do dia, pra ser mais exato, na parte da tarde, fui dar uma volta na cidade que pra variar estava deserta. Só alguns lugares abertos, fui então com meu primo de moto e... Melhor não entrar em mais detalhes porque não vem ao caso.

Anoitece, acontece coisas legais que valeram a pena ter ido pra esse interior, já que frequentemente meus pais sempre vão e eu resolvo não ir, pois não tem nada de interessante pra se fazer por lá. Vim embora, cansado de fazer nada, sono de não ter dormido direito e alegre que viria pra casa. :)

Logo, hoje cedo da manhã, após ter acordado e feito o que se deve fazer quando acorda, fui procurar um livro em meio a bagunça de meu guarda-roupa e encontro arquivos antigos do filme Batalha dos Elementos 2, como: cenas desenhadas antes de serem gravadas, o roteiro, tanto como o da estória como o do diálogo dos personagens e os contratos do Batalha dos Elementos e Batalha dos Elementos 2. Todos bem guardados em uma pasta, servindo um pouco de recordação e inspiração para o próximo, saber onde devemos melhorar em alguns aspectos.

Capa do DVD do filme Batalha dos Elementos e
uma das cenas do filme Batalha dos Elementos 2.

Nestas "bulinadas" em tanta bagunça, estou com muito mais inspiração em produzir este Batalha dos Elementos 3. Que por todos nós que estamos trabalhando nele queremos que saia um filme de boa qualidade e que possamos dizer: "Tantos dias, tantas horas e tanto esforço, valeram realmente a pena esse trabalho todo".

Então, caro leitores, que estão aqui sempre ou algumas vezes aqui, este é o primeiro post de muitos que estão por vim neste ano.

Fiquem ligados que a qualquer momento estaremos por aqui trazendo entretenimento e diversão à vocês que adoram sorrir um pouco e têm curiosidade em saber como está o andamento do filme.

Até mais!